
26 fev Flauta Doce para Iniciantes: Seu Primeiro Passo no Mundo da Música
Dizem que a música é a linguagem universal da alma, pois ela afeta todas as pessoas, de todas as idades e etapas da vida, e não podia ser diferente com as crianças. Foi comprovado cientificamente que expor as crianças à música com frequência tem um efeito positivo em seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Além de ser uma excelente maneira de brincar e se divertir enquanto aprendem, a alfabetização musical na infância também traz inúmeros benefícios. Dentre eles, podemos citar a integração da sensibilidade com a razão, estímulo da concentração e memória, desenvolvimento da área frontal do cérebro, entre outros. Aqui vão mais alguns motivos para incentivar seu filho (a) a seguir com o ensino musical:
1. A música e o desenvolvimento neurológico da criança:
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Vermont nos EUA, constatou depois de analisar tomografias de 232 crianças entre 6 e 18 anos, que as crianças que estudavam música desde a infância apresentavam ganhos positivos e duradouros em relação ao desenvolvimento cerebral. Os estudos afirmaram que estudar música melhora as funções executivas do cérebro, responsáveis por habilidades como memória, controle da atenção, organização e planejamento do futuro. Isso acontece porque praticar música, como tocar um instrumento musical, exige foco e disciplina, além de utilizar a coordenação das mãos, senso rítmico, estimulo visual e auditivo.
2. Desenvolvimento da inteligência musical:
Howard Gardner, professor da Faculdade de Harvard, ganhador de diversos prêmios, afirma que o que leva as pessoas a desenvolverem a inteligência (inclusive a musical) é: O ambiente que vivem, experiências significativas que proporcionem a vontade de praticar, a educação e as oportunidades que surgem ao longo da vida. Gardner afirma que todo individuo nasce com um vasto potencial de inteligências, mas que estas só vão aflorar, se forem estimuladas e praticadas. Todos podem desenvolver a inteligência musical se praticarem.
3. Melhor controle do corpo e coordenação rítmica:
Desde uma brincadeira de roda, ou tocar um instrumento musical, nas aulas de música, o cérebro é desafiado a utilizar diversas coordenações ao mesmo tempo (cantar/dançar, cantar/tocar/dançar, dançar/tocar, etc.) Essas informações são assimiladas pelo cérebro através dos sentidos, colaborando de forma significativa nas aquisições linguísticas, sociais e cognitivas, lembrando que todos os aspectos do desenvolvimento (motor, intelectual e afetivo) estão interligados e um exerce influência sobre o outro.
4. A música é interdisciplinar:
A música é uma linguagem matemática, mas ao mesmo tempo afetiva sempre inserida em um contexto social. Por ser tão poderosa e influente, através dela podemos aprender qualquer conteúdo, pois é uma linguagem que traz a motivação necessária para aprender. Por isso é tão utilizada em diversas rotinas nas escolas de Educação Infantil, além de ser utilizada também para trabalhar tabuada, inglês, etc.
5. A prática musical ensina a importância da disciplina:
Para tocar bem um instrumento musical, é necessário ter disciplina. É preciso se organizar para praticar e melhorar suas habilidades no instrumento. A criança de um modo geral deseja resultados imediatos e, ensiná-las a persistir, a não desistir quando surgem os desafios de tocar o repertório musical, são treinos importantes para o ser humano e para sua educação global. Portanto, além de desenvolver suas habilidades musicais, a criança aprende o quanto é importante praticar para melhorar em qualquer área de sua vida, inclusive a musical.
6. Melhora na autoestima e o autoconhecimento:
Nas aulas de musicalização, as atividades musicais são coletivas e favorecem a socialização e o desenvolvimento emocional da criança. Mais tarde, caso a criança aprenda a tocar um instrumento musical, ela aprenderá desde cedo a importância da prática, do foco, da perseverança e da disciplina para melhorar, além de enfrentar o medo de errar e lidar com a dificuldade. Porém, para que ela possa usufruir destes benefícios, ela precisa ter o apoio e a paciência dos pais durante o processo, que devem ter o papel de incentivadores, que valorizam a prática musical e gastam tempo ouvindo seus filhos (as) tocarem o instrumento. Quando a criança mostra o repertório musical que está aprendendo, sua autoestima aumenta e isso contribuirá para que ela tenha mais confiança para persistir perante outros desafios que terá em sua vida (pois associa a conquista deste, ao sucesso dos demais desafios que virão).
Aqui na OSFER, nós utilizamos a flauta doce como instrumento musical inicial. Devido à sua construção específica, a flauta doce possibilita a emissão de som imediata, ou seja, a criança consegue fazê-la soar mesmo antes de aprender técnicas de sopro ou o uso do diafragma para produzir um som de qualidade, além de ser um instrumento de fácil aquisição.
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